Áreas de Atuação
Trombose Venosa Profunda
Cirurgião Vascular no ABC Paulista
O que é Trombose Venosa Profunda?
Trombose venosa profunda é uma definição clínica que caracteriza a formação de coágulos de sangue no interior das veias profundas, sendo mais comum nas pernas, prejudicando o fluxo sanguíneo da região. A condição também é muito conhecida pela abreviatura TVP.
Um quadro de trombose venosa profunda torna-se mais urgente quando o coágulo preso na veia
se move até o pulmão, comprometendo a circulação de ar no órgão. O bloqueio atrapalha a respiração do paciente, causando falta de ar grave e podendo levar a óbito em casos extremos.
Essa movimentação do coágulo para o pulmão é conhecida pelos profissionais como
embolia pulmonar, tromboembolia ou
TEP.
Sintomas
Quais são os sintomas causados pela Trombose Venosa?
A Trombose Venosa pode não manifestar sintomas quando o coágulo sanguíneo é pequeno, mas, normalmente, um paciente pode apresentar:
- Inchaço;
- Dor nas pernas;
- Vermelhidão.
Em quadros específicos, os coágulos podem se desenvolver em veias localizadas nas proximidades da superfície da pele, sendo denominado de
tromboflebite. Nesse cenário, o paciente irá sentir o
endurecimento das veias, além de dores e manchas vermelhas na perna.
- Geralmente, a tromboflebite não costuma trazer sérios riscos para a sua saúde. No entanto, quando o coágulo se aloca nas
veias profundas, o quadro torna-se urgente.
Sintomas
Quais são os sintomas causados pela Trombose Venosa Profunda?
Cerca de 50% dos casos de TVP não manifestam sintomas. No entanto, algumas possíveis manifestações podem acontecer no local, sendo elas:
- Rigidez local;
- Dor local;
- Edema local;
- Sensação de queimação e peso;
- Alteração de cor local.
Tratamentos
Como tratar a Trombose Venosa Profunda?
Em um primeiro momento, o tratamento da trombose venosa profunda é realizado por meio de medicamentos anticoagulantes que dificultam o desenvolvimento de novos coágulos e colaboram com a reabsorção dos já existentes.
O inchaço pode ser tratado com meia elástica, que são itens responsáveis por comprimir a musculatura da panturrilha, gerando uma ação mecânica sobre o sistema venoso e empurrando o sangue para cima novamente.
O implante do filtro de veia cava, dispositivo metálico colocado em uma veia dentro do abdômen, também pode ser uma alternativa em casos específicos em que o tratamento com medicamentoso não é possível.
Por fim, em casos mais complexos, cirurgia ou infusão de medicamentos fibrinolíticos são soluções que podem ser recomendadas pelo profissional.
Sobre o Médico
Dr. André Américo
Cirurgião Vascular no ABC Paulista
Graduado em Medicina pelo Centro Universitário Lusíada, UNILUS - Santos, após a faculdade iniciou Residência de Cirurgia Geral no Hospital Ana Costa, também em Santos. Após a conclusão de sua primeira especialização, o Dr. André fez residência em Cirurgia Vascular e posteriormente realizou uma subespecialização em Cirurgia Endovascular no Hospital Santa Marcelina em São Paulo.
É titulado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) em Angiologia e Cirurgia Vascular e também em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular.
Atualmente, busca estudar cada vez mais para melhorar seus conhecimentos e se destacar como profissional,
oferecendo tratamentos atuais baseados em evidência científicas aos seus pacientes. Atua nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Endovascular e Doppler Vascular.